O exame custa menos que o top de linha do mercado, tem a mesma eficácia e proporciona mais segurança aos profissionais de saúde
Um teste desenvolvido pelo laboratório Mendelics em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, promete aumentar a capacidade de diagnóstico do coronavírus realizado no Brasil. O país ainda não avançou nesse sentido se comparado a outros lugares.
Com análise a partir da saliva e estimativa de processamento de 110 mil amostras por dia, a inovação deve estar disponível para empresas e hospitais em até nove dias. O exame identifica o material genético da covid-19 e pode ser realizado para a detecção da doença em sua fase aguda.
Leia mais: Acompanhe a evolução do coronavírus no Brasil e no mundo
Além de custar mais barato (R$ 95,00) que o top de linha RT-PCR (R$ 240), a coleta de amostra do novo teste é simples. Contudo, tem a mesma precisão de resultado dos disponíveis no mercado (80%). Também proporciona mais segurança aos profissionais de saúde.
Assim sendo, a proposta com o novo teste é iniciar quanto antes a testagem em massa. A medida apresenta um cenário mais real acerca do quadro de infecção no país — até maio, o Brasil testou pouco mais de 480 mil pessoas. Portanto, agiliza o processo de reabertura da economia.
Ausência de testagens só favorece aqueles que querem derrubar o presidente que vão criando lendas urbanas baseadas em biólogos e institutos ativistas políticos
Legal! Estou esperando por ele aqui no Rio de Janeiro.