A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disse nesta quinta-feira, 9, que ainda não liberou as mais de 12 milhões de doses da vacina CoronaVac retidas provisoriamente. Segundo o órgão, os documentos apresentados pelo Instituto Butantan até o momento são insuficientes para esclarecer as dúvidas. Conforme Oeste noticiou, no último sábado a Anvisa bloqueou o lote de vacinas por não ter inspecionado a fábrica onde houve o envase dos imunizantes.
Leia mais: “Canadá libera entrada de brasileiros vacinados, exceto com a CoronaVac”
“O Instituto Butantan não apresentou o relatório de inspeção emitido pela autoridade sanitária, essencial para avaliação das condições de aprovação da planta, que podem incluir compromissos e condicionais para permitir a operação no local”, disse em nota. A agência salientou ter acionado o Ministério de Relações Exteriores para buscar contato com as autoridades chinesas sobre o caso.
“Precisamos falar sobre a Coronavac”, artigo publicado na Edição 67 da Revista Oeste
Antes da Anvisa interditar o lote, o governo do Estado de São Paulo havia aplicado 4 milhões de doses na população. O secretário de Saúde do governo paulista, Jean Gorinchteyn, chegou a garantir que as pessoas podem ficar “absolutamente tranquila em relação à qualidade deste lote.”
Posição do Butantan
Em resposta à Anvisa, o Butantan disse não possuir os documentos solicitados. “O órgão sanitário chinês não concede o relatório de inspeção diretamente ao instituto por questões internas”, comunicou. Diante deste fato, o Instituto solicitou que a própria Anvisa peça o documento junto ao órgão chinês.
Leia também: “Terceira dose com CoronaVac é ‘decisão de alto risco’, diz especialista”
Além disso, o Butantan informou ter criado “uma força tarefa para atender todas as demandas e esclarecer dúvidas” da agência brasileira.
Ô vacina encrencada! O que está faltando para a assembleia paulista pedir o afastamento do engomadinho, junto com um pedido de impeachment?
Dick Doria Vigarista em sua eterna tentativa de ganhar a corrida ao planalto.
Vagabundória e suas divertidas palhaçadas …
O governador sino-paulista e suas trapalhadas.