Elevação da projeção do PIB, governadores convocados pela CPI da Covid e recorde da Bolsa de SP

Confira o que foi notícia no resumo da semana feito pela Revista Oeste
-Publicidade-
Bolsa de SP bate recorde histórico na sexta-feira, 28
Bolsa de SP bate recorde histórico na sexta-feira, 28 | Foto: Reprodução

Segunda-feira, 24

A semana começou com otimismo no mercado financeiro, com a elevação da projeção para o PIB pela quinta semana seguida. A estimativa para a economia do país neste ano subiu de 3,45% para 3,52%; já para 2022, houve ligeira queda na projeção, que oscilou de 2,38% para 2,30%

No mesmo dia, o Banco Central anunciou as primeiras diretrizes para o projeto de emissão de uma moeda digital que poderia ser utilizada em comércios. De acordo com o BC, a moeda digital seria ‘uma extensão da moeda física’ e teria diferenças em relação a outras criptomoedas, como o bitcoin.

-Publicidade-

Já o cessar-fogo entre Israel e Hamas não arrefece violência dos extremistas. Em Nova York, 20 pessoas foram presas após ataques de grupos pró-Hamas contra israelenses.

Terça-feira, 25

Na terça-feira, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou a reforma administrativa, por 39 votos favoráveis e 26 contrários. A proposta tem como objetivo alterar as regras para os futuros servidores dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário da União, Estados e municípios. O texto, contudo, não inclui parlamentares, magistrados (juízes, desembargadores, ministros dos tribunais superiores), promotores, procuradores e militares. Atuais servidores também não devem ser afetados.

No mesmo dia, houve o Instituto Butantan teve dois motivos para comemorar. A matéria-prima para 5 milhões de doses da CoronaVac chegou a SP e, com isso, o instituto pode voltar a fabricar o imunizante e a Anvisa autorizou testes em humanos de soro anticovid do Butantan. A agência regulatória sanitária já havia dado a anuência para a pesquisa no dia 24 de março, desde que fosse assinado um termo de compromisso que previa a entrega de informações complementares pelo instituto, que ainda não estavam disponíveis.

Quarta-feira, 26

Na quarta-feira, a CPI da Covid aprovou a convocação de nove governadores (Amazonas, Pará, Distrito Federal, Tocantins, Santa Catarina, Roraima, Amapá, Rondônia e Piauí), além de Wilson Witzel (PSC), deposto em processo de impeachment conduzido pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

No mesmo dia em que São Paulo anunciou que o Estado continuará na fase de transição até 14 de junho, o governador João Doria também divulgou que, a partir de 15 de junho, SP conduzirá eventos-teste com protocolos de segurança, testagem e monitoramento de participantes.

Ainda na quarta-feira, a União Europeia exigiu indenização bilionária em caso de atraso da AstraZeneca. A farmacêutica, que deveria fornecer 300 milhões de doses de vacina para a UE nos primeiros seis meses do ano, reduziu a previsão para 100 milhões.

Quinta-feira, 27

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice de desemprego no Brasil atingiu 14,7% no primeiro trimestre de 2021. O número de pessoas desempregadas no país também bateu um novo recorde: 14,8 milhões. E, num outro índice negativo, divulgado pelo Serasa Experian, o total de inadimplentes chegou a 63 milhões em abril, um crescimento de 0,7% em relação a março; sendo o maior desde agosto de 2020.

No mesmo dia, hackers invadiram uma transmissão de Paulo Guedes. As falas do ministro de Economia, que participava de um evento organizado pela Coalizão Indústria, foram atrapalhadas por vídeos pornográficos, além de áudios com vozes e músicas.

Sexta-feira, 28

Pela primeira vez em 111 anos, o governo emitiu um alerta de emergência hídrica para o período de junho a setembro em cinco Estados: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná. A previsão é de pouco volume de chuvas para o período.

A Bolsa de SP bateu recorde histórico, nesta sexta, 28. Ibovespa encerrou o dia em alta de 0,96%, aos 125.561 pontos. O índice iniciou o dia próximo da estabilidade, mas disparou depois que a agência de classificação de risco J. P. Morgan melhorou as recomendações de compras das ações da Petrobras. Isso aconteceu no mesmo dia em que governadores de 18 Estados entraram no STF para barrar depoimentos na CPI da Covid. Eles classificam a possibilidade como ‘ato abusivo ilegal’.

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro