A partir de 1º de agosto, os motoristas que transitarem pela Rodovia SP-333, na região de Ribeirão Preto (SP), não precisarão mais parar em praças de pedágio.
Será introduzida a tecnologia conhecida como free flow (fluxo livre, em tradução do inglês). Isso permite o pagamento automático, sem redução de velocidade.
Receba nossas atualizações
A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) informou que essa inovação será implementada gradualmente em todas as rodovias do Estado.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, os pórticos serão instalados entre as cidades paulistas de Itápolis e Jaboticabal.
Veículos com os tags — ou adesivos — ativos serão identificados, e a tarifa será debitada automaticamente pelos sensores e câmeras dos pórticos. Os demais motoristas poderão pagar em até 15 dias pelos canais disponibilizados.
A Artesp recomenda aos motoristas que se informem sobre os métodos de pagamento aceitos por cada concessionária. Os condutores também devem verificar a compatibilidade dos tags utilizados nos veículos.
Os dispositivos já instalados e utilizados nos pedágios convencionais continuarão funcionando nos pórticos sem mudanças.
Leia mais:
Para o diretor-geral da Artesp, Milton Persoli, a chegada do sistema free flow é um marco significativo para as rodovias concedidas.
“Ao eliminar a necessidade de paradas, variações de velocidade ou trocas de faixa, como ocorre na chegada das praças de pedágio, o modelo traz economia de tempo, aumento da segurança viária e até redução no consumo de combustível”, disse Persoli ao Estado de S. Paulo.
Novos lotes terão pedágios automáticos
Os novos contratos de concessão de rodovias paulistas já preveem o pedágio automático. Isso inclui o lote Litoral Paulista, que abrange rodovias como a Mogi–Bertioga, Mogi–Dutra e Padre Manoel da Nóbrega.
A conversão das atuais praças de pedágio para o modelo free flow será gradual nas concessões em operação, com cronograma ainda a ser definido, segundo a Artesp.
Como vai funcionar o free flow?
O sistema free flow proporciona maior fluidez ao trânsito e comodidade aos usuários. O motorista pode passar pelo pórtico na velocidade permitida pela rodovia, sem parar nem reduzir a marcha. A tarifa é debitada diretamente por meio de tags instalados nos para-brisas dos veículos.
Motoristas sem o tag no veículo podem pagar em até 15 dias em locais pré-definidos ou via aplicativo no celular. O não pagamento no prazo é considerado evasão de pedágio, com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Litoral norte de SP vai ter pedágio sem parada no fim de 2024
Pedágios vão aumentar tarifas em São Paulo a partir de 1º de julho
Depois de denúncia, governo publica portaria para liberar caminhões com doações ao RS
Polícia desarticula ato da esquerda e libera pistas da Régis Bittencourt
Em São Paulo, protesto de índios bloqueia Rodovia dos Bandeirantes
Tarcísio vai assinar contrato para construção de trem que liga São Paulo a Campinas
Porque então não oferecem instalação de tags gratuitas sem mensalidade?
Tenho certeza que haverá exploração dos motoristas pela concessionária, na hora de pagar o valor do pedágio será acrescido de 10% pela conveniência.