O fim de semana começa com pancadas de chuva marcando presença sobre diversas capitais estaduais. De acordo com a previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para este sábado, 18, as instabilidades terão vez em áreas espalhadas pelas cinco regiões do Brasil.
+ Leia mais do Brasil em Oeste
Durante a manhã, apenas cinco das 27 capitais irão contar com acumulados de água. Em Palmas, Cuiabá e Curitiba, o período matutino será de “muitas nuvens e chuvas isoladas”. A parte do dia será de tempo nublado, com pancadas e trovoadas em Florianópolis. Em Porto Alegre, no entanto, o sábado começa com céu encoberto, além de chuvas e trovões.
Leia mais:
À tarde, a saber, será o momento em que a chuva vai se espalhar sobre boa parte do Brasil. Conforme o Inmet, vai chover em todas as regiões:
- Sul
Florianópolis e Curitiba.
- Sudeste
São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
- Centro-Oeste
Campo Grande, Cuiabá, Goiânia e Brasília.
- Nordeste
São Luís.
- Norte
Palmas, Belém, Boa Vista, Manaus, Porto Velho e Rio Branco.
Além das precipitações, a tarde deste sábado terá trovoadas no Distrito Federal e nas capitais de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás e Tocantins. O mesmo fenômeno deverá ocorrer no Rio de Janeiro. Novamente, a Cidade Maravilhosa terá a maior temperatura máxima do dia entre as capitais. De acordo com a previsão do tempo, os termômetros irão chegar aos 42ºC.
Leia também: “Alerta: ventania em SP pode chegar a 100 km/h”
Para a noite, a meteorologia indica as mesmas condições climáticas previstas para a parte da tarde.
Chuva, trovões e temperaturas elevadas na previsão do tempo para o Brasil
Apesar das chuvas e dos trovões, a previsão do tempo do Brasil para este sábado indica um dia com temperaturas elevadas. A saber, nenhuma capital terá mínima inferior a 20ºC — que é o que deve ocorrer em Porto Alegre e Curitiba.
Leia também: “O El Niño e a farsa das mudanças climáticas”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste