publicidade
Brasil

São Paulo sofre com falta de segunda dose da AstraZeneca

Até o início da tarde desta quinta-feira, 9, mais de 450 postos de saúde da capital paulista não tinham o imunizante

AstraZeneca
Uso da vacina da AstraZeneca foi suspenso em vários países

Quem precisava tomar a segunda dose da vacina da AstraZeneca nesta quinta-feira, 9, teve muita dificuldade para ser imunizado nas unidades de saúde da cidade de São Paulo. Até o início da tarde, mais de 450 postos não tinham a vacina disponível para aplicação, segundo dados do site “De Olho na Fila”, criado pela prefeitura da capital paulista. As informações são do jornal AgoraSP.

O número corresponde a mais de 82% dos pontos de vacinação contra a covid-19 em São Paulo. A falta de vacinas também foi detectada envolvendo o imunizante da Pfizer, mas em menor número. A vacina mais facilmente encontrada nos postos da cidade era a CoronaVac.

Receba nossas atualizações

Leia mais: “Por falta de insumos, Fiocruz ficará duas semanas sem entregar vacinas”

Segundo o “Vacinômetro”, dos 550 postos de vacinação abertos em São Paulo nesta quinta, havia falta de segundas doses da AstraZeneca em pelo menos 454.

Na zona sul da capital, das 160 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), 139 não tinham a vacina (em 79 também não havia o imunizante da Pfizer). Na zona leste, dos 188 postos, 120 não contavam com AstraZeneca.

Leia também: “Rio autoriza 2ª dose da Pfizer em caso de falta da AstraZeneca”

Na zona norte, o problema foi registrado em quase todas as UBSs (89 de 91). O imunizante não era encontrado em nenhum dos 18 megapostos de vacinação espalhados pela cidade.

Esta não é a primeira vez em que São Paulo sofre com a falta de vacinas contra a covid-19. Em junho, a imunização teve de ser interrompida no dia 21 por não haver quantidade suficiente de vacinas.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde da capital afirmou que “aguarda a entrega pelo Ministério da Saúde” de mais doses da AstraZeneca. O governo federal ainda não se manifestou.

Leia também: “São Paulo começa a aplicar dose de reforço em idosos acima de 90 anos”

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade