-Publicidade-

Mercado eleva estimativa de inflação para 4,6% em 2021

Foi a décima semana consecutiva de alta na projeção feita por economistas consultados pelo Banco Central
Na semana passada, projeção para o IPCA era de 3,98%
Na semana passada, projeção para o IPCA era de 3,98% | Foto: Filipe Castilhos

O novo relatório do Boletim Focus, do Banco Central (BC), divulgado nesta segunda-feira, 15, aumentou a projeção de inflação para este ano pela décima semana consecutiva. Segundo os economistas consultados pelo BC, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve fechar 2021 em 4,6%. Na semana passada, a estimativa era de 3,98%.

Leia mais: “Com alta da gasolina, inflação alcança maior índice para fevereiro em 5 anos”

Com isso, a expectativa do mercado para a inflação continua acima do centro da meta estipulado pelo governo, de 3,75%. Entretanto, pelo sistema de metas, não haverá descumprimento se o índice ficar entre 2,25% e 5,25%. Para o ano que vem, a projeção para a inflação se manteve em 3,5%.

Em relação ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), o Boletim Focus aponta para uma alta de 3,23%. Em relação à estimativa da semana anterior (3,26%), houve uma ligeira queda. Para 2022, a projeção para o PIB também foi reduzida: de 2,48% para 2,39%.

Leia também: “Abaixo o salário mínimo”, artigo de Gabriel de Arruda Castro publicado na Edição 51 da Revista Oeste

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias.
Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.