Monitor da FGV registra crescimento de 1,8% do PIB em novembro

Do lado da demanda, principal destaque ficou por conta da expansão dos investimentos, sobretudo na área da construção
-Publicidade-
Indicador da Fundação Getúlio Vargas mostra tendência de recuperação do PIB brasileiro em 2022
Indicador da Fundação Getúlio Vargas mostra tendência de recuperação do PIB brasileiro em 2022 | Foto: Divulgação/Agência Brasil

A economia brasileira começou a reverter a trajetória de queda e estagnação e registrou crescimento de 1,8% em novembro do ano passado. Os dados são do Monitor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e foram divulgados nesta quarta-feira, 18.

Do lado da demanda, o principal destaque ficou por conta da expansão dos investimentos, sobretudo na área da construção. Também houve alta do consumo das famílias, que tem a maior participação na demanda.

Já na oferta, os serviços e a indústria tiveram avanços. A agropecuária, por outro lado, recuou.

-Publicidade-

No período de três meses encerrados em novembro, o Produto Interno Bruto (PIB) do país ainda apresentou retração de 0,3%, na comparação com os três meses imediatamente anteriores.

O Monitor da FGV, em geral, busca antecipar dados e tendências da economia brasileira. Os números oficias do PIB são divulgados de forma trimestral pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os dados referentes ao quarto e último trimestre de 2021 serão conhecidos no dia 4 de março.

Na segunda-feira 17, dados divulgados pelo Banco Central (BC) mostraram que o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado a prévia do PIB nacional, registrou alta de 0,69% em novembro, na comparação com outubro.

A projeção superou levemente as expectativas do mercado. De acordo com pesquisa da Refinitiv, o avanço estimado era de 0,65%, na comparação mensal.

Em relação a novembro de 2020, a prévia do PIB registrou crescimento de 0,43%. No acumulado de 12 meses, o avanço foi de 4,3%.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.