Preço do petróleo cai 13% após anúncio de nova variante

Países exportadores de petróleo tinham medo de aumentar produção com medo de nova onda da Covid-19, mas mundo passa por crise energética
-Publicidade-
Preço do petróleo cai após anúncio de nova variante do coronavírus
Preço do petróleo cai após anúncio de nova variante do coronavírus | Foto: PxHere

O preço do petróleo nos Estados Unidos caiu 13%, para US$ 78,15 após o surgimento na África do Sul de uma nova variante do coronavírus — conhecida Omicron — segundo o Wall Street Journal

A queda no preço da commoditie ocorre em um momento em que os Estados Unidos e a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) travavam uma queda de braço sobre o possível aumento da produção em meio à crise energética global.

Com a retomada econômica proporcionada pela vacinação, o mercado tentou dar vazão a uma demanda reprimida por produtos.

-Publicidade-

Mas, a produção energética de carvão, petróleo e gás não foi suficiente para atender a demanda. Por isso, os preços da energia subiram e pressionaram a inflação em diversos países.

Para baixar o preço da gasolina nos Estados Unidos, o governo Joe Biden pediu à Opep para aumentar exponencialmente a produção petroleira.

Mas, a organização decidiu elevar a produção apenas de forma gradual, com medo de uma nova onda da pandemia de Covid-19.

O fechamento de fronteiras e as práticas de lockdown derrubaram o petróleo para preços negativos no auge da pandemia e a produção foi reduzida.

Mas, nesta semana, para tentar derrubar os preços, o governo Biden anunciou a liberação de 50 milhões de barris de petróleo de suas reservas estratégicas.

Decisão da Opep e da Rússia afetará preço do petróleo

O pânico causado pelo anúncio da nova variante também fez países europeus imporem restrições de viagens a nações africanas e derrubou a bolsa de valores no Brasil. Uma das empresas afetadas foi a Petrobras, cujas ações caíram mais de 4%.

A Opep e um grupo de países liderados pela Rússia devem se reunir na semana que vem. O aumento da produção de petróleo será a principal pauta da discussão.

Por isso, a discussão sobre a eficácia das vacinas contra a nova variante deve influir na decisão sobre o aumento da produção de petróleo.

Leia também: “O choque da crise energética global”

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.