A Receita Federal disponibilizou, nesta sexta-feira, 23, a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda. Os contribuintes podem verificar a disponibilidade pelo site oficial do Fisco.
Para os mais de 5,3 milhões de contribuintes incluídos no lote, o órgão vai depositar os créditos em 30 de agosto.
O órgão vai creditar 5,3 milhões de restituições, o que representa R$ 6,8 bilhões. Desse montante, a Receita vai destinar R$ 469,1 milhões a contribuintes com prioridade legal. Isso inclui 15 mil idosos com mais de 80 anos, 84,6 mil de 60 a 79 anos, 7,1 mil pessoas com deficiência ou doença grave, e 27,3 mil cuja principal renda é o magistério.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
Além disso, a Receita vai pagar 261 mil restituições a contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber via Pix. O órgão contemplou 4,9 milhões contribuintes não prioritários.
O lote também inclui 47,2 mil restituições para contribuintes do Rio Grande do Sul, afetados pelo estado de calamidade decretado.
Para consultar a restituição, os contribuintes devem acessar o site da Receita Federal e clicar em “Iniciar”. Será necessário informar o CPF e a data de nascimento. O pagamento será realizado na conta bancária informada na declaração. Caso o crédito não seja efetuado, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Resgate da restituição fora do prazo
Se o valor não for resgatado dentro deste prazo, o contribuinte pode solicitar a restituição não resgatada pelo Portal e-CAC. Para isso, será necessário acessar o menu “Declarações e Demonstrativos” e selecionar “Meu Imposto de Renda”.
A Receita Federal já divulgou o calendário de pagamento das restituições de 2024: primeiro lote no dia 31 de maio, segundo lote no dia 28 de junho, terceiro lote no dia 31 de julho, quarto lote no dia 30 de agosto, e o quinto e último lote no dia 30 de setembro.