Profissionalismo, ética e empenho. Essas são algumas das palavras que o jornalista Siloé Almeida usa para se referir ao locutor Cid Moreira, que morreu na última quinta-feira, 3, aos 97 anos. Os dois trabalharam juntos por mais de duas décadas. A gravação de todos os textos da Bíblia Sagrada é exemplo dessa parceria.
A Oeste, Almeida explica que a dedicação de Cid ao trabalho era tanta que as gravações das mensagens bíblicas foram finalizadas bem antes do prazo inicialmente previsto. A transformação do conteúdo cristão em áudio ocorreu no início dos anos 2000.
“Ele era uma referência no jornalismo e entendo que, pela direção de Deus, se tornou ícone da Bíblia no Brasil”, diz Almeida. “Começamos a gravação em 2002. Era um projeto de sete anos, mas terminamos em seis. O Cid fazia tudo com grau de excelência.”
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
O jornalista informa que a gravação da Bíblia ocorreu com apoio da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Almeida foi diretor de comunicação da instituição religiosa na América do Sul por 10 anos. Além disso, coube a ele a missão de fundar, em 1995, a Rede Novo Tempo de Comunicação.
O trabalho soma mais de 135 horas de gravação. Inicialmente, o conteúdo foi disponibilizado em CD. Com o passar dos anos, ganhou as redes sociais. Somente a narração do Salmo 91 registra mais de 43 milhões de visualizações em um único vídeo no YouTube.
Cid Moreira trabalhou até o mês passado
A gravação da Bíblia Sagrada não foi o único trabalho a unir Siloé Almeida e Cid Moreira. O amigo e colega de trabalho, que passou a acompanhar o locutor em eventos e em compromissos profissionais, conta que o antigo apresentador do Jornal Nacional fazia questão de se manter profissionalmente ativo, mesmo com 97 anos.
Leia mais:
“Seguiu trabalhando, gravando comerciais, até o mês passado”, diz Almeida. “Trabalhou até os 97 anos.”
O corpo de Cid Moreira foi enterrado na manhã deste sábado, 5, no Cemitério da Venerável Ordem Terceira, em Taubaté (SP). O locutor era natural da cidade do interior paulista. Cid deixa a mulher, Fátima Sampaio, e dois filhos.
Leia também: “Cid Moreira foi um ‘empreendedor da vida’, diz amigo”