O governo do Afeganistão confirmou nesta sexta-feira, 6, que um novo ataque do Talibã matou o chefe do serviço de comunicação do país, Dawa Khan Menapal. A ação foi reivindicada pela milícia.
O ataque foi perpetrado na capital afegã, Cabul. Menapa comandava o Centro de Mídia e Informação do Governo e foi morto enquanto fazia suas orações nesta sexta-feira, seguindo a Jumu’ah, ritual tradicional do islamismo, informam as agências Reuters e France-Presse.
Leia mais: “Talibã ataca a casa do ministro da Defesa do Afeganistão”
No início da semana, o Talibã já havia reivindicado o ataque à residência do ministro da Defesa afegão, o general Bismillah Mohammadi, também em Cabul. Oito pessoas morreram na ação terrorista — o ministro sobreviveu. Dois dias depois, o chefe do distrito de Sayed Abad foi assassinado na capital.
Um porta-voz do Talibã afirmou que Menapal foi morto “em um ataque especial feito pelos mujaheedin [termo usado para se referir às guerrilhas islâmicas] e foi punido por suas ações”. Em nota, o governo afegão lamentou o atentado. “Infelizmente, os brutais e selvagens terroristas cometeram um novo ato covarde e mataram um patriota afegão.”
Leia também: “EUA lançam ataques aéreos para apoiar forças afegãs contra o Talibã”