Revista Oeste - Eleições 2022

Trump: ‘EUA não são mais uma grande nação e se tornaram uma piada’

Ex-presidente cita crise energética e supostas derrotas na política externa para criticar decisões do governo de Joe Biden
-Publicidade-
Donald Trump destacou em discurso inflação em patamar histórico
Donald Trump destacou em discurso inflação em patamar histórico | Foto: Reprodução/Flickr

Em excursão, já em clima de eleição presidencial de 2024, o ex-presidente Donald Trump afirmou que os EUA não são mais “uma grande nação” e que hoje o país é tratado como “uma piada”. A declaração provocativa aconteceu no sábado 25, durante um comício no Estado de Illinois.

“Não é mais uma grande nação. É uma nação em declínio, odeio dizer isso a vocês”, afirmou Trump, diante de seus apoiadores em Mendon.

“Talvez o mais importante, uma nação que nos últimos dois anos não é mais respeitada nem ouvida em todo o mundo. É uma nação que, em muitos aspectos, se tornou uma piada.”

-Publicidade-

Para sustentar sua opinião, Trump focou seu discurso na política externa do governo Joe Biden. Inicialmente, destacando aspectos da crise de energia e combustíveis.

“Uma nação que tem a inflação mais alta em mais de 40 anos e também os custos de energia mais altos de sua história. Não é mais independente de energia ou dominante como era apenas dois anos atrás. É uma nação que está implorando à Venezuela e à Arábia Saudita por petróleo.”

O ex-presidente também se referiu à retirada das tropas norte-americanas do Afeganistão e à resistência diplomática na invasão russa da Ucrânia.

“É uma nação que se rendeu no Afeganistão, deixando para trás soldados mortos, cidadãos norte-americanos e US$ 85 bilhões do melhor equipamento militar do mundo”, disse Trump. “É uma nação que permitiu que a Rússia devastasse um país, a Ucrânia, matando centenas de milhares de pessoas, e isso só vai piorar. Isso nunca teria acontecido comigo, e não aconteceu comigo.”

Por fim, o membro do Partido Republicano disse acreditar que os Estados Unidos não têm tido a firmeza necessária para lidar com o armamento militar de nações não alinhadas politicamente.

“É uma nação que está permitindo que o Irã construa uma enorme arma nuclear e que a China use os trilhões de dólares que nos tirou para se tornar um rival militar. Será um desastre para o mundo.”

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.