publicidade
No Ponto

Defesa de ex-presidente do INSS preso rompe o silêncio

Advogada nega ter recebido acesso à decisão da prisão de Alessandro Stefanutto, a qual classificou como ‘ilegal’

Alessandro Stefanutto na CPMI do INSS | Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Alessandro Stefanutto na CPMI do INSS | Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A defesa do ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) Alessandro Stefanutto rompeu o silêncio sobre a prisão dele em nova fase da Operação Sem Desconto da Polícia Federal (PF) na manhã desta quinta-feira, 13.

Em nota, a advogada do ex-presidente do INSS, Ana Paula Miranda, afirmou que “não teve acesso ao teor da decisão que decretou a prisão dele” e classificou a medida como irregular. 

Receba nossas atualizações

+ Alessandro Stefanutto, ex-presidente do INSS, é preso pela PF

“Trata-se de uma prisão completamente ilegal, uma vez que Stefanutto não tem causado nenhum tipo de embaraço à apuração, colaborando desde o início com o trabalho de investigação”, afirmou. 

A defesa também informou que vai buscar os fundamentos que embasaram o decreto “para tomar as providências necessárias” e reiterou que segue confiante de que os fatos “comprovarão a inocência” do ex-presidente do INSS.

Alfredo Gaspar e, no fundo, Alessandro Stefanutto
Alfredo Gaspar e, no fundo, Alessandro Stefanutto durante reunião da CPMI desta segunda-feira, 13 | Foto: Carlos Moura/Agência Senado

Presidente da CPMI do INSS comemora prisão

A prisão de Stefanutto ocorre menos de um mês depois do seu depoimento na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, quando parlamentares pressionaram o ex-presidente a explicar contratos, fluxos de dados e mecanismos que, na visão dos investigadores, teriam permitido o avanço do esquema. À época, o ex-integrante do governo negou qualquer irregularidade e atribuiu sua gestão a medidas de “transparência e modernização”.

+ Carlos Viana critica habeas corpus concedido a ex-presidente do INSS

O presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), reagiu imediatamente à operação, afirmando que a ofensiva confirma as conclusões iniciais do colegiado e que “tem muita gente que ainda vai ser presa”.

“A PF confirmou hoje o que denunciamos desde o primeiro dia da CPMI: existe um esquema nacional que roubou aposentados e pensionistas em 17 Estados”, declarou. “Se a ordem veio do ministro André Mendonça, parabéns. Era mais que necessário.”

Viana voltou a destacar que “muita estrutura pública vai cair”: “Tem muita verdade que vai aparecer”. “Hoje foi um grande dia. E os próximos serão ainda maiores”, afirmou.

+ Gaspar, sobre atrito com ex-presidente do INSS: ‘Estou acostumado com valentia’

Nova operação

A ação foi deflagrada nas primeiras horas da manhã, cumpre dez mandados de prisão preventiva e 63 ordens de busca e apreensão em 17 Estados e no Distrito Federal, no âmbito das investigações sobre o esquema bilionário de descontos associativos não autorizados em benefícios previdenciários.

A operação desta quinta-feira marca a etapa mais ampla desde o início das apurações sobre o suposto esquema que desviava recursos de aposentados e pensionistas por meio de contribuições fraudulentas a associações e sindicatos. 

Além de Stefanutto, as diligências também atingiram políticos, empresários, lobistas e servidores ligados ao sistema previdenciário. Entre os alvos, está o ex-ministro da Previdência do governo Bolsonaro José Carlos Oliveira, que deverá usar tornozeleira eletrônica, segundo a CNN Brasil.

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.