Revista Oeste - Eleições 2022

Cúpula política deve prestigiar posse de Moraes no TSE nesta terça-feira

Convidado pessoalmente pelo ministro, o presidente Jair Bolsonaro ainda não confirmou presença na cerimônia em Brasília
-Publicidade-
Ministro Alexandre de Moraes vai ter mandato de dois anos à frente do TSE
Ministro Alexandre de Moraes vai ter mandato de dois anos à frente do TSE | Foto: Nelson Jr./SCO/STF

A cúpula política do país vai se reunir nesta terça-feira, 16, para a posse do ministro Alexandre de Moraes como novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A cerimônia em Brasília tem início às 19 horas e deve ser prestigiada por representantes dos três Poderes da República.

Além de chamar pessoalmente o presidente Jair Bolsonaro (PL), Moraes encaminhou convites da cerimônia de posse para ex-presidentes da República, como Lula (PT), Michel Temer (MDB) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB). O petista já confirmou presença no evento.

O cerimonial do TSE trabalha com uma lista com cerca de 2 mil convidados, entre eles, 21 governadores e prefeitos de capitais politicamente relevantes, como os de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

-Publicidade-

Também nesta terça-feira será empossado Ricardo Lewandowski como vice-presidente da Corte Eleitoral. Os dois ministros foram eleitos para os cargos no dia 14 de junho, com mandato de dois anos de duração. Eles serão responsáveis por conduzir as eleições gerais de outubro.

Moraes sucede na presidência a Luiz Edson Fachin, de quem foi vice-presidente no último ciclo. Um dos desafios da nova gestão vai ser defender a transparência do sistema eleitoral e mediar colaboração sobre segurança com outros entes, como as Forças Armadas. A solenidade desta terça-feira vai ser transmitida ao vivo pelo canal do TSE no YouTube.

Bolsonaro e Lula no mesmo ambiente?

Uma das expectativas sobre a cerimônia que inaugura a gestão de Alexandre de Moraes no TSE é a possibilidade de reunião, no mesmo ambiente, dos dois candidatos considerados favoritos nas eleições presidenciais.

Jair Bolsonaro ainda não confirmou presença no evento. Nesta terça, às 11 horas, o presidente tem na agenda uma visita a Juiz de Fora (MG), mesma cidade onde foi esfaqueado durante a campanha de 2018.

Lula tem programa uma visita à fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo. Não foi informado o horário que Lula chegará a Brasília.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.