Em reação ao depoimento de Moro, bolsonaristas fortalecem defesa do presidente

O Palácio do Planalto nega que tenha tentado interferir nos trabalhos da Polícia Federal
-Publicidade-
O presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro | Foto: CAROLINA ANTUNES/PR/FLICKR
O presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro | Foto: CAROLINA ANTUNES/PR/FLICKR | Bolsonaro e Moro

O Palácio do Planalto nega que tenha tentado interferir nos trabalhos da Polícia Federal

O presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro
Foto: CAROLINA ANTUNES/PR/FLICKR

Está marcado para as 14 horas de hoje o depoimento do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro sobre as acusações de que o presidente Jair Bolsonaro teria interferido no trabalho da Polícia Federal (PF) e em inquéritos relacionados a familiares.

-Publicidade-

Caso Moro esteja mentindo, ele poderá responder na Justiça por denunciação caluniosa e crimes contra a honra. Por outro lado, parlamentares de oposição e desafetos do Executivo procuram encontrar na fala do ex-ministro os elementos para um processo de impeachment de Bolsonaro.

Monitoramento Oeste

Foto: DIVULGAÇÃO/FLICKR

Desde a quinta-feira 30, quando o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello determinou que Moro fosse ouvido em cinco dias, apoiadores do presidente têm procurado blindar Bolsonaro nas redes sociais. Anteontem, no Twitter, a hashtag “DireitaRaizEBolsonaro” ocupou o primeiro lugar dos trending topics por cinco horas e, sozinha, ultrapassou os 800 mil engajamentos.

Hoje, o apoio ao presidente da República não foi diferente. A partir da 1 hora, internautas se esforçaram para levantar três hashtags e conter os efeitos que as declarações de Moro podem provocar: “Golpe de Estado”, “GolpeDoSTF” e “OrePeloBolsonaro”. Nesta manhã, a trinca chegou aos assuntos mais comentados: somou 822 mil perfis tuitando a respeito.

Os temas dão evidência à tese de que ministros do STF estão engajados num golpe contra o Palácio do Planalto. A manobra foi denunciada pelo presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson. Recentemente, o ministro Alexandre de Moraes vetou a nomeação de Alexandre Ramagem para o comando da PF — embora seja prerrogativa do Executivo escolher o diretor-geral da instituição.

No Facebook, o movimento pró-Bolsonaro alavancou por causa de três páginas ligadas à direita. A postagem de uma delas conseguiu 1,2 mil curtidas, 105 comentários e mil compartilhamentos nas últimas 12 horas. Juntas, elas somam 9 mil engajamentos.

Ademais, a campanha obteve relativa importância no Instagram. Sozinha, a hashtag “GolpeDeEstado” angariou 56,2 mil publicações; “GolpeDoSTF”, por outro lado, ficou com pouco mais de 775.

Já no Google, os assuntos mais pesquisados nos últimos sete dias são “Supremo Tribunal Federal” e “sergio moro”. Na busca por eles, termos como “stf suspende ramagem” e “stf avalia que nao ha provas” apresentaram aumento repentino.

As unidades federativas com curiosidade aguçada são, na sequência, Distrito Federal, Rio Grande do Norte e Amapá.

Mídia

Foto: JOHN S/FLICKR

Veículos de direita mostraram ter mais chance de cliques e de ser encontrados na internet quando comparados com a chamada “grande mídia”. Isso porque os posts estão de acordo com os temas de pesquisa favoritos do momento. Portanto, a versão segunda a qual o STF faz parte de um golpe contra Bolsonaro vem ganhando força.

A grande mídia, entretanto, deposita esperanças na capilaridade do depoimento do ex-ministro da Justiça. As matérias mais bem engajadas são aquelas que alimentam a tese de que as declarações de Moro podem derrubar o presidente da República.

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

5 comentários

  1. A única coisa que faz sentido dizer é o seguinte: insensato, mesmo, é ouvir o que o senado diz sobre democracia, por cinco minutos que sejam da até nojo!!??!!
    #GolpeDoSTF
    #ForaMaia seu marginal
    #ForaDoria seu marginal e sua quadrilha de governadores fora da lei

  2. Sinceramente, o povo não vai engolir um #GolpeDoSTF. Isso já vem sendo planejado há um bom tempo. Não engoliram, até agora, o fato de que Bolsonaro é o Presidente da República eleito por mais de 57 milhões de pessoas.

    1. STF não tem credibilidade nenhuma. Mudaram a lei só pra tirar o corrupto, ladrão e condenado Lula da cadeia. Se tentarem algo contra o Presidente Bolsonaro, seus apoiadores não vão permitir. Aí sim o Brasil vai pegar fogo.

  3. Duvido muito que o Moro tenha algo realmente comprometedor em relação ao Bolsonaro. É mais provável que as gravações das reuniões entre o Moro e o Bolsonaro no Planalto, desmintam o ex ministro.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site