‘Governo Digital’ vai para sanção presidencial; entenda

Ideia é modernizar o Estado disponibilizando uma plataforma única de acesso às informações e aos serviços públicos
-Publicidade-
Plenário do Senado
Plenário do Senado | Foto: Afonso Marangoni/Revista Oeste

Após ser aprovado no Senado na quinta-feira 26, o projeto Governo Digital, que estabelece regras para a prestação digital de serviços públicos, segue para sanção presidencial.

A ideia é modernizar o Estado disponibilizando uma plataforma única de acesso às informações e aos serviços públicos, possibilitando ao cidadão demandar e acessar documentos sem necessidade de solicitação presencial.

Leia mais: “Contas públicas alcançam superávit recorde de R$ 58 bi para meses de janeiro”

-Publicidade-

“Este PL leva o Brasil para um novo tempo, adequando-o à realidade digital, e diminui o peso do Estado brasileiro”, disse o relator Rodrigo Cunha (PSDB-AL).

Órgãos públicos poderão emitir virtualmente atestados, certidões, diplomas ou outros documentos. O usuário poderá optar também por receber qualquer comunicação, notificação ou intimação por meio eletrônico.

A digitalização e centralização ficam estabelecidas para os serviços prestados pelo governo federal. Estados e municípios também poderão aderir. O CPF ou o CNPJ serão os únicos documentos necessários para identificação de pessoas e empresas no Brasil.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

  1. Conversa fiada. Estado aumenta cada vez mais. Veja o CNJ veja Brasília. Agora vem com essa panaceia de todo serviço online.Professores médicos engenheiros ou só burocratas?

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.