publicidade
Política

PSB vê avanço do voto auditável e passa a defender medida

Dispositivo é uma das bandeiras do presidente Jair Bolsonaro

stf | Ainda não se sabe se a sigla integrar a outro grupo | Foto: Divulgação/PSB
Ainda não se sabe se a sigla integrar a outro grupo | Foto: Divulgação/PSB

O presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Carlos Siqueira, afirmou que defende o voto auditável. Segundo o cacique da sigla, trata-se de uma forma de conferir os resultados, caso necessário, e afastar hipóteses de fraude. “Não consigo entender por que o voto não é impresso”, declarou, em entrevista ao site Poder 360, na quinta-feira 13. Membros da esquerda no Congresso Nacional têm se manifestado contra a possibilidade de se imprimir um comprovante do voto. A fala de Siqueira vai à contramão do que disse o líder da oposição na Câmara dos Deputados, Alessandro Molon (PSB-RJ).

Em novembro do ano passado, parlamentares da base aliada de Bolsonaro puseram em xeque a confiabilidade das urnas eletrônicas em razão do atraso na apuração dos resultados da disputa municipal. O Tribunal Superior Eleitoral, ainda, fora alvo de ataques hackers. Os congressistas, então, defenderam a adoção do voto auditável. “Não acredito que haja dúvidas sobre a lisura do resultado do pleito”, reagiu Molon, ao tecer críticas à medida. Na madrugada de ontem, foi criada a comissão especial que trata da análise da Proposta de Emenda à Constituição que viabiliza o voto impresso.

Receba nossas atualizações

Durante visita oficial para entrega de obras em Maceió, no Estado de Alagoas, os presidentes Jair Bolsonaro e Arthur Lira (PP-AL) foram recebidos por pedidos de “voto impresso já”. “Foi aprovado também, na CCJ daquela Casa, como todos vocês anseiam, e eu quero dizer: é importante para que não paire dúvida nenhuma na cabeça de nenhum brasileiro. Nós temos que respeitar o sistema eleitoral, mas ele também tem que ser possível de auditagem”, afirmou Lira, na ocasião.

Leia também: “Tudo o que você precisa saber sobre o voto auditável”, reportagem publicada na Edição 54 da Revista Oeste

7 comentários
  1. Francisco Maciel Diacopulos
    Francisco Maciel Diacopulos

    Os petralhas e o STF não querem o voto impresso. Estão confiando que o resultado de 2022, será como a CPI da Covid onde Renan Calheiros já tem o relatorio pronto só esperando algum comparsa criar uma narrativa para justificar a fraude.

  2. Edmar Sarah de Oliveira
    Edmar Sarah de Oliveira

    Qualquer brasileiro honesto, não acredita no ministro Barroso.

  3. Marisa
    Marisa

    Quanto mais transparência e segurança no processo eleitoral melhor para os eleitores. O ministro Barroso já afirmou que o voto auditável irá prejudicar a eleição porque os candidatos vão judicializar. Como pode um ministro do supremo fazer esse tipo de afirmação? Não é argumento jurídico, mas mera opinião, que, por ele ser um ministro, deve guardar para si. Por que não pode auditar a votação? Os ministros do STF têm comportamento inadequado, muito ativismo político, tomam decisões que prejudicam o País em razão de seus posicionamentos ideológicos e interesses pessoais.

  4. José Jerônimo Lessa Damasceno Ferreira
    José Jerônimo Lessa Damasceno Ferreira

    Aprimorar o voto eletrônico e dificultar possíveis desvios, sempre é bom para este combalido Brásil

  5. Eraldo Fonseca
    Eraldo Fonseca

    Sómente os políticos esquerdopatas e o STF são contra o voto audítável. Sinistro, muito sinistro e pra lá de suspeito. O presidente do TSE deveria ser o primeiro a querer o sistema de votação confiável MAS é o maior defensor da não atualização do sistema…..o que o torna suspeito.

  6. Luiz Alberto Rodrigues
    Luiz Alberto Rodrigues

    Se o Barroso boca de veludo e contra,então e ótimo pro Brasil

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade