PSDB contrata nova empresa para concluir as prévias

Vulnerabilidades da ferramenta devem ser testadas nas próximas horas; expectativa é que votação ocorra no domingo 28
-Publicidade-
PSDB não conseguiu concluir as prévias que definiriam o candidato do partido ao Planalto
PSDB não conseguiu concluir as prévias que definiriam o candidato do partido ao Planalto | Foto: Divulgação/PSDB

O PSDB anunciou nesta terça-feira, 23, a contratação de uma nova empresa para criar o aplicativo de votação nas prévias que definirão o candidato do partido à Presidência da República.

Sócios da RelataSoft estiveram reunidos com dirigentes tucanos nesta manhã e fecharam um contrato que envolve desde a fase de testes do aplicativo até a conclusão da votação. As vulnerabilidades da ferramenta devem ser testadas nas próximas horas.

Segundo a direção nacional do PSDB, a contratação da empresa não significa que o aplicativo utilizado no domingo 21 será necessariamente substituído. Ele pode ter suas falhas corrigidas e ser aproveitado no prosseguimento das prévias.

-Publicidade-

A plataforma adotada pelos tucanos nas primárias foi desenvolvida pela Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O app apresentou uma série de falhas e muita instabilidade, o que levou à suspensão da votação. Estimativas do próprio PSDB revelam que apenas 8% dos quase 44 mil votantes conseguiram confirmar seu voto.

O partido previa que 700 mandatários filiados à legenda (deputados, senadores, governadores e outros) votassem presencialmente no domingo 21, em urnas instaladas em um centro de convenções de Brasília. Os demais votos seriam computados por meio do aplicativo, que não funcionou adequadamente.

Decisão da Executiva Nacional do PSDB aponta para a conclusão das prévias até domingo 28. O governador de São Paulo, João Doria, e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio já apoiaram a medida, mas o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, ainda não deu seu aval. Ele defende que as prévias sejam concluídas já nas próximas horas.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.