O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), disse nesta quarta-feira, 18, que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que promove uma reforma eleitoral e resgata as coligações partidárias de deputados e vereadores será analisada pelos senadores no plenário. A tendência é que o Senado rejeite as mudanças e mantenha o sistema atual, sem coligações.
De acordo com Pacheco, a volta das coligações representa um retrocesso. “Tenho a minha posição pessoal em relação à manutenção do sistema político proporcional, sem as coligações partidárias, com a imposição da cláusula de desempenho”, observou. “Mas essa é uma decisão que será do plenário do Senado, nós devemos respeitar isso.”
Leia mais: “Pacheco fala em ‘momento de crise’ e afirma que ‘patriotas são aqueles que unem o Brasil’”
O presidente do Senado afirma que o sistema atual deve ser mantido, sem permitir a criação de federações partidárias. “Os senadores ainda vão se debruçar sobre a matéria, mas há uma tendência, de fato, de manutenção do sistema político tal como é hoje”, declarou. “O tema será levado a plenário em respeito à votação na Câmara dos Deputados.”
A Câmara concluiu a votação da PEC ontem, terça-feira 17, em segundo turno. Os deputados aprovaram a volta das coligações e rejeitaram a proposta alternativa de estabelecimento do chamado “distritão”, sistema que elegeria apenas os mais votados, sem remanejamento.
Leia também: “Pacheco confirma que vai se encontrar com Fux: ‘Reflexão sobre o papel de cada Poder’”
Deu pra perceber que a palhaçada ficou muito explícita né?
TEM UM PEDIDO DE 3 MILHÕES DE PESSOAS PEDINDO O IMPEACHMENT DO MAIOR VAGABUNDO Q PEGOU UM DIPLOMA DE ADVOCACIA NESTE PAÍS, E, nada
Não quer saber do que pensa o povo. Diz aí na reportagem: decidirá por suas convicções pessoais!!!
Até que enfim… Droga por droga, fica a que está. Se não vai mudar para melhor….
Pacheco e Fux, fazendo reflexão sobre o papel de cada poder, não vai dar em nada, eles gostam muito de ficar em cima do muro, são uma decepção.