Agência divulga nota após o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), prometer aplicação da vacina a partir de janeiro
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não pode seguir os passos do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e prometer que a CoronaVac será aplicada já em janeiro de 2021. Em nota divulgada à imprensa na noite desta segunda-feira, 7, o órgão garantiu não ter base científica para liberar o imunizante contra a covid-19 desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac Biotech.
Leia mais: “Apesar do número irrisório, governo de SP fala de vacinação em massa na China”
No conteúdo divulgado, a equipe da Anvisa explica que a falta de informações sobre a vacina se deve pela ausência de relatório sobre o andamento do projeto. Ação de responsabilidade do Instituto Butantan. “Não foram encaminhados dados relativos à fase III, que é a fase que confirma a segurança e eficácia da vacina. Esse dado é essencial para a avaliação tanto de pedidos autorização de uso emergencial quanto pedidos de registro”, diz trecho do comunicado da Anvisa.
Em entrevista à emissora CNN Brasil, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, admitiu que há ainda dados a ser repassados à Anvisa. Ele garantiu que isso ocorrerá em 2020, precisamente até 15 de dezembro.
Órgão regulador
A Anvisa funciona como órgão regulador. Nenhum medicamento ou vacina pode ser comercializado ou aplicado no Brasil sem a devida autorização da agência. Caso o registro da CoronaVac não seja feito até 25 de janeiro, data prometida por Doria, ela não poderá ser aplicada — nem mesmo que somente no Estado de São Paulo.
Leia também: “A verdade sobre a CoronaVac — Entenda a tecnologia produzida pela Sinovac, os riscos que envolvem a vacina chinesa e o cenário real de produção de imunizantes”, matéria de capa da Edição 32 da Revista Oeste produzida pela editora Paula Leal.
Uma boa pauta para o jornal, é investigar sobre o uso ou aprovação para o uso da vacina na China!
Os chineses estão vacinando sua população??
Se esse safado (que diz ter comprado a vacina em setembro de 2019)
antes mesmo da pandemia e depois incentivou o povo pular o maior
carnaval que s.paulo ja viu, para depois fa FIQUE EM CASA, ta mais do que claro quem ele realmente é. Mas se ele forçar a vacinação sem autorização da ANVISA deve existir um orgão superior que ponha fim nessa fabrica de corruptos que ele pertence.
Quero viver para ver mais esse corrupto e bandido na cadeia
Em conluio com a extrema imprensa Dória avança pelo irracional, no sentido de desqualificar a ANVISA, visando atingir seus objetivos pessoais! Espero ver este sujeito encarcerado muito em breve!
Pior ainda é a imprensa tradicional como o jornalismo do Estadão, e algumas autoridades politicas e cientificas, tentar enganar a população afirmando que o governo federal não tem organizado o plano de vacinação (vacinas ainda não existem), para todo o país e os governadores portanto estão assumindo essa tarefa. Isso sim é a imprensa do ódio ao governo Bolsonaro, a maioria decadentes e caducos jornalistas e diretores de opinião. Dória então, aquele cara que como ex tucano apoiei na prefeitura, endoideceu ou revelou seu verdadeiro caráter.
Então, o governo de SP irá passar por cima do Ministério da Saúde, a quem cabe a responsabilidade pelas políticas de saúde pública e pelo Programa Nacional de Imunização? De qualquer forma, acho que a vacinação do Dória, se ocorrer, será um fiasco. Pouca gente vai se arriscar a tomar um suposto imunizante chinês.
O governo federal neste caso não deveria tomar uma atitude mais severa contra este despota de governador?
Aprovada ou não pela Anvisa está mais do que claro o negócio ilícito e oportunista capitaneado pelo covarde Dória. Que puxem a capivara dessa operação, financiada com dinheiro público, e enquadrem de vez esse sujeito sem escrúpulos junto com sua prole de corruptos.
Estamos diante de um perverso e covarde brasileiro tentando a todo custo realizar seus lucros com a receita da venda de vacina produzida com seus sócios, a China.
Imagina poder passar por cima de nós e de nossas intuições devido ao dinheiro que foi irrigado para uma parcela relevante de corruptos do nosso Sistema, justamente para corrompe-lo.
Dória é o fim da trajetória de um traidor em si próprio, do autoritarismo de alguém com finalidade de se locupletar mesmo pondo em risco e traindo a população que lhe confiou a gestão do Estado.
Não passa de um homem pequeno em todos os aspectos, de um bandido medíocre e nocivo à sociedade!