-Publicidade-

Covid-19: efeito do imunizante da Pfizer deve durar 1 ano

Projeção foi feita pelo laboratório BioNTech, responsável por desenvolver a vacina
A universidade de Oxford prometeu concluir os testes clínicos em agosto deste ano | Foto: DIVULGAÇÃO/FLICKR
A universidade de Oxford prometeu concluir os testes clínicos em agosto deste ano | Foto: DIVULGAÇÃO/FLICKR

Projeção foi feita pelo laboratório BioNTech, responsável por desenvolver a vacina

covid-19
Companhias pretendem fornecer 50 milhões de doses no mundo em 2020 e até 1,3 bilhão em 2021 | Foto: Divulgação/Flickr

O laboratório alemão BioNTech, responsável por desenvolver a vacina contra a covid-19 em parceria com a farmacêutica Pfizer, prevê que o efeito da imunização dure por um ano. Na segunda-feira 9, as duas empresas anunciaram que o produto tem eficácia de 90%. O cofundador e executivo-chefe da BioNTech, Ugur Sahin, afirmou à agência Reuters que pesquisas com pacientes recuperados mostraram que o nível de anticorpos não caiu com o passar dos meses. Segundo ele, é provável que o mesmo aconteça com quem receber a futura vacina. Atualmente, o governo brasileiro está em processo de negociação para adquirir a mercadoria.

Com base em projeções, a Pfizer e a BioNTech declararam, em comunicado, que pretendem fornecer 50 milhões de doses no mundo em 2020 e até 1,3 bilhão em 2021. Sahin destacou que as empresas terão um grande desafio logístico para a distribuição do imunizante. O composto genético de RNA usado na fabricação do imunizante tem de ser armazenado a 70 graus negativos. Depois de pronta, a vacina pode ser mantida por até cinco dias na geladeira. “Em dezembro, esperamos mais dados [sobre a estabilidade molecular]. Se esses resultados nos permitirem manter a vacina na geladeira por mais de cinco dias, talvez duas semanas, isso simplificaria as coisas”, acrescentou Sahin.

Leia também: “Vacina da Pfizer contra a covid-19 é 90% eficaz, revela estudo”

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês