O governador João Doria anunciou nesta quinta-feira, 17, a flexibilização do uso de máscaras em todos os ambientes no Estado de São Paulo. A medida entra em vigor de forma imediata, mas a obrigatoriedade da proteção facial segue mantida para transporte público e hospitais, além de acessos a esses lugares.
No último dia 9 de março, Doria já havia anunciado a flexibilização para ambientes abertos no Estado. Agora, com respaldo do Comitê Científico ligado ao governo, amplia a orientação à população paulista.
“Recebi hoje à tarde uma nota técnica do Comitê Científico que demonstra uma melhora consistente na situação epidemiológica no Estado. Por isso decidi, com respaldo desses cientistas e médicos, abolir imediatamente a obrigatoriedade do uso de máscara em todos os ambientes, com exceção de unidades de saúde, hospitais e transporte público”, anunciou o governador paulista.
Finalmente sem máscaras!
Acabo de assinar decreto que libera imediatamente o uso de máscaras em locais fechados em SP. O avanço da vacinação e a queda nas internações e óbitos permitem esta medida. Momento tão esperado depois de dois anos desafiadores. Estou muito feliz! 😀
— João Doria (@jdoriajr) March 17, 2022
O novo decreto será publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira e terá efeito imediato. O uso da proteção facial contra o coronavírus agora passa a ser opcional em ambientes como escritórios, comércios, salas de aula, academias, entre outros.
A decisão anunciada nesta quinta-feira foi baseada em análises técnicas do Comitê Científico do Coronavírus de São Paulo. Os especialistas levaram em consideração o índice de vacinação com duas doses no estado, que atingiu a meta definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS), com imunização de 90% da população elegível, acima de 5 anos.
Depois de 14 dias do feriado de Carnaval, também foi constatada pelas autoridades paulistas uma manutenção da melhora dos indicadores epidemiológicos, indicando que a queda na transmissão da covid-19 no Estado de São Paulo segue de maneira progressiva.
Pela sexta semana seguida o Estado contabiliza quedas de internações nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva e de enfermaria. Na última semana, foi registrada a redução de 18,5% nas novas internações.
Este cara acha que o povo é idiota! Você como político está enterrado!
O marqueteiro Doria não chamou o consórcio para tirar a mascara em um ambiente fechado? Doria cada vez mais murchando…
Dória correu pra fazer marketing isso sim, só pq o Ministro Queiroga disse que iria rebaixar de Pandemia para Endemia. Fez a mesma jogadinha de quando começou a vacinação.
Uma vez um cara me contou que ele fazia o seguinte pra ganhar a confiança de cachorro (era adestrador): ele pegava o cão, deixava sem comer uns dias, só dava água. O cachorro ficava louco de raiva, via o cara e queria morder ele. Daí ele ia lá e dava um prato de ração para o cachorro. O bicho só faltava beijar ele em gratidão. Daí era baba comandar o cachorro. Só uma analogia..