Doria anuncia flexibilização das máscaras em todos os ambientes

Decreto assinado pelo Governador paulista tem efeito imediato, mas proteção segue obrigatória no transporte público e hospitais
-Publicidade-
São Paulo adere à flexibilização da máscaras para ambientes abertos
São Paulo adere à flexibilização da máscaras para ambientes abertos | Foto: Itawi Albuquerque/AGIF

O governador João Doria anunciou nesta quinta-feira, 17, a flexibilização do uso de máscaras em todos os ambientes no Estado de São Paulo. A medida entra em vigor de forma imediata, mas a obrigatoriedade da proteção facial segue mantida para transporte público e hospitais, além de acessos a esses lugares.

No último dia 9 de março, Doria já havia anunciado a flexibilização para ambientes abertos no Estado. Agora, com respaldo do Comitê Científico ligado ao governo, amplia a orientação à população paulista.

“Recebi hoje à tarde uma nota técnica do Comitê Científico que demonstra uma melhora consistente na situação epidemiológica no Estado. Por isso decidi, com respaldo desses cientistas e médicos, abolir imediatamente a obrigatoriedade do uso de máscara em todos os ambientes, com exceção de unidades de saúde, hospitais e transporte público”, anunciou o governador paulista.

-Publicidade-

O novo decreto será publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira e terá efeito imediato. O uso da proteção facial contra o coronavírus agora passa a ser opcional em ambientes como escritórios, comércios, salas de aula, academias, entre outros.

A decisão anunciada nesta quinta-feira foi baseada em análises técnicas do Comitê Científico do Coronavírus de São Paulo. Os especialistas levaram em consideração o índice de vacinação com duas doses no estado, que atingiu a meta definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS), com imunização de 90% da população elegível, acima de 5 anos.

Depois de 14 dias do feriado de Carnaval, também foi constatada pelas autoridades paulistas uma manutenção da melhora dos indicadores epidemiológicos, indicando que a queda na transmissão da covid-19 no Estado de São Paulo segue de maneira progressiva.

Pela sexta semana seguida o Estado contabiliza quedas de internações nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva e de enfermaria. Na última semana, foi registrada a redução de 18,5% nas novas internações.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

4 comentários Ver comentários

  1. Dória correu pra fazer marketing isso sim, só pq o Ministro Queiroga disse que iria rebaixar de Pandemia para Endemia. Fez a mesma jogadinha de quando começou a vacinação.

  2. Uma vez um cara me contou que ele fazia o seguinte pra ganhar a confiança de cachorro (era adestrador): ele pegava o cão, deixava sem comer uns dias, só dava água. O cachorro ficava louco de raiva, via o cara e queria morder ele. Daí ele ia lá e dava um prato de ração para o cachorro. O bicho só faltava beijar ele em gratidão. Daí era baba comandar o cachorro. Só uma analogia..

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.