Governo prevê distribuir 10 milhões de testes para o coronavírus

Objetivo é identificar o máximo possível de pessoas infectadas para, então, isolá-las rapidamente
-Publicidade-
Ex-ministro é alvo de uma ação civil pública por supostos desvios na saúde | Foto:  | Foto: Isac Nóbrega/PR
Ex-ministro é alvo de uma ação civil pública por supostos desvios na saúde | Foto: | Foto: Isac Nóbrega/PR

O objetivo é identificar o máximo possível de pessoas infectadas para, então, isolá-las rapidamente

O Ministério da Saúde informou no último sábado, 21, que vai pôr em circulação 5 milhões de kits de testes rápidos para o coronavírus. De acordo com representares da pasta, o governo está comprando da China o material e, em alguns dias, a quantidade chegará a 10 milhões.

-Publicidade-

“Estamos adquirindo um número significativo de testes. Iniciaremos com 5 milhões e vamos chegar a 10 nas próximas semanas”, garantiu em entrevista coletiva o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira.

Segundo ele, o objetivo da medida é identificar o máximo possível de infectados para, então, poder isolá-los rapidamente. A recomendação é da Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem por foco as pessoas em contato com os grupos de risco, como os idosos.

A OMS tem advertido os países a realizar testes em massa da população, como se fez na China. O objetivo é rastrear a origem das infecções e dimensionar a extensão do problema. No Brasil, já são 1.546 infectados e 25 mortes em decorrência da covid-19.

O país tem alertado para o fato de que não dispõe de kits suficientes e, por isso, o governo vinha limitando os exames aos pacientes com sintomas mais graves. Até o momento, todos os casos confirmados foram diagnosticados com testes laboratoriais.

Outra medida do Ministério da Saúde foi antecipar para esta segunda-feira, 23, a campanha de vacinação contra a gripe. A vacina não imuniza contra o coronavírus, porém ajuda o sistema de saúde a identificar, por exclusão, infecções da nova doença, que apresenta sintomas semelhantes aos da síndrome gripal.

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site