Médico põe em xeque eficácia da Coronavac

Toxicologista Anthony Wong fala sobre a vacina

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
Coronavac está sendo desenvolvida em São Paulo | Foto: Divulgação/Instituto Butantan
Coronavac está sendo desenvolvida em São Paulo | Foto: Divulgação/Instituto Butantan | coronavac X anthony wong - anvisa - China

Toxicologista Anthony Wong fala sobre a vacina produzida por laboratório chinês

coronavac X anthony wong
Coronavac está sendo desenvolvida em São Paulo | Foto: Divulgação/Instituto Butantan

Apesar de ser colocada como item obrigatório pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e ter 46 milhões de doses compradas hoje pelo Ministério da Saúde, a vacina contra a covid-19 desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac Biotech ainda não tem a sua eficácia comprovada. É o que pontua o toxicologista e pediatra Anthony Wong.

-Publicidade-

Leia mais: “Mortes por covid-19 no Brasil caem para o nível de 5 meses atrás”

Em entrevista à rádio Jovem Pan na noite desta terça-feira, 20, Wong explicou que a Coronavac ainda precisa responder a determinadas questões — assim como outros imunizantes que estão sendo testados para o combate ao novo coronavírus. “Ainda não divulgaram o seu grau de segurança”, disse Wong ao participar de Os Pingos nos Is, atração que conta com participações de três colunistas da Revista Oeste: Guilherme Fiuza, Augusto Nunes e Ana Paula Henkel.

Observações

Especificamente sobre a Coronavac, como é chamada a vacina feita pelo Butantan, o toxicologista fez as seguintes observações:

  • Efeito adverso

“O grau de efeito adverso está em torno de 5,37%. Se comparar com a vacina de tétano ou mesmo a de poliomielite ou sarampo, a incidência de efeito adverso é de 0,05% a 0,5%.”

  • Número de doses

“A vacina chinesa é peculiar porque usa o vírus inativado, o chamado vírus morto […] e todas as vacinas com vírus mortos precisam de pelo menos três doses. E não duas doses [como prevê a Coronavac].”

  • Testagem válida

“Até o momento foram 9 mil voluntários, mas cerca de um terço ainda não recebeu a segunda dose.”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

5 comentários Ver comentários

  1. “O grau de efeito adverso está em torno de 5,37%. Se comparar com a vacina de tétano ou mesmo a de poliomielite ou sarampo, a incidência de efeito adverso é de 0,05% a 0,5%.”

    Vê se enxerga isso, cacildis! E todos os governadores que participaram dessa reunião que sejam enrabhados pelo pênis do dragão infernal NO ALÉM! IDHIOTAS! Vão passar pano pra genocídio agora, seus BHOSTAS?

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.