Organização Mundial da Saúde avisa que, dessa forma, ações de combate ao novo coronavírus devem se concentrar no isolamento de pessoas que apresentam sintomas da doença
A semana começa com a Organização Mundial da Saúde agitando o cenário científico. Isso porque nesta segunda-feira, 8 de junho, a OMS anunciou que novas pesquisas revelam que a transmissão da covid-19 por pacientes assintomáticos é possível de ocorrer — mas é “muito rara”.
Leia mais: “Bolsonaro diz que Brasil pode deixar a OMS”
O anúncio surpreendeu a comunidade científica de todo o planeta. Diferentemente da afirmação de hoje, estudos preliminares realizados pelo Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indicavam que pessoas assintomáticas teriam o mesmo “poder” de transmitir o novo coronavírus que os infectados que apresentavam sintomas da doença.
A deliberação anterior fez, inclusive, com que governos mundo afora impusessem regras rígidas de isolamento social. No Estado de São Paulo, por exemplo, o confinamento vigora desde 24 de março — sempre com o governador João Doria validando decisões na “ciência”.
“Parece raro que uma pessoa assintomática realmente transmita [o coronavírus]”
“A partir dos dados que temos, ainda parece raro que uma pessoa assintomática realmente transmita [o coronavírus] a um indivíduo secundário”, declarou Maria Van Kerkhove, chefe da divisão de doenças da OMS, de acordo com o site CNBC. “É muito raro”, enfatizou.
Mudança de estratégia
Para além de anunciar a descoberta pela OMS, a representante da entidade indicou a necessidade de repensar as estratégias que visam a combater a disseminação da pandemia. Para Van Kerkhove, as autoridades devem se dedicar a detectar e isolar somente as pessoas que apresentem sintomas de contaminação pelo novo coronavírus. Ela, contudo, ressalva que pode ser necessário realizar mais estudos a respeito. Afinal, a integrante da OMS salientou ter conhecimento de que estudos anteriores indicavam a transmissão a partir dos assintomáticos.
Em outro ponto, entretanto, a mesma Van Kerkhove reforçou que a missão agora será cuidar de quem revele sintomas da doença. “Queremos focar os casos sintomáticos”, disse a médica. “Se seguíssemos todos os casos sintomáticos e os isolássemos, seguíssemos os contatos e os colocássemos em quarentena, reduziríamos drasticamente [a transmissão do novo coronavírus]”, complementou.
Não é a primeira vez nos últimos dias que a OMS faz o mundo científico voltar-se contra estudos ou decisões anteriores. Na semana retrasada, a entidade avisou a interrupção de testes com a hidroxicloroquina, conforme noticiou Oeste. Na ocasião, a organização comunicou que os trabalhos realizados até então não tinham surtido efeito positivo. Uma semana bastou para a própria organização voltar atrás e mudar de estratégia. Assim, a mesma OMS retomou os testes com o medicamento em 3 de junho.
Ué!? Moderação por que? A frase não é minha, é do Presidente. E eu endosso totalmente.
Perdão, a frase é do Presidente e do Ministro da Educação. E só chegou ao conhecimento público porque o Pavão de Tatuí exorbitou das suas prerrogativas. Uma vez tornadas públicas, as falas podem ser criticadas favorávelmente ou não.
Impressão minha que a OMS depois de concluir internamente que fez M* o tempo todo, vai aos poucos confessando bem devargarinho seus “pecados”.
Segundo nosso boneco de cera LulaDória, devemos seguir a “quarentena inteligente”.
Inacreditável !
Já saímos da OMS? PORRA os americanos já!!!
Essa OMS é tão mafiosa, q nos faz lembrar o BRASIL pôs DEMOCRACIA MILITAR.
Se os atores que nos foram apresentados por José Sarney e FHC ñ são bandidos corruptos, TODOS, nos 3 PODERES até 2.018, têm que responder por crime de responsabilidade, por completa incompetência na gestão pública. Ñ adianta só ser bonzinho e isentão, ficar em cima do muro. Deu no que deu, um PAÍS sem qq valores éticos. É ainda querem impeachment de alguém q se propôs a enfrentar essa marginália, tentando “fritar” parentes e ministros aprovados pelo POVO, deixando caducar crimes lesa pátria, como se “instâncias jurídicas” sejam “estâncias”.
Sério?? E esses mais de 80 dias parados?? Foi com base em qual ciência?? Os governadores pararam e agora os juízes continuam o fechamento
A tal a doutora Maria Van Kerkhove é a chefe da divisão de doenças, e que outra p.. faz essa m.. de OMS. É como se ela fosse a chefe da divisão de hamburgers do Macdonalds, não que incrível. Essa OMS é gerida por um cientista impostor, não merecem crédito algum. O mínimo que esses malditos deveriam ter feito é ter determinado um super isolamento de toda população da cidade sede do vírus chinês, que não me interessa lembrar. Chineses e executivos da OMS são bandidos!
Excelente matéria!
Bom, ao que parece Bolsonaro tinha razão, não é Sr Dória?
Mais uma pataquada científica desmentida pela OMS quase picareta. No fim disso tudo Bolsonaro estava certo. Isolamento é que aumenta a contaminação.
Picaretagem a nivel internacional. Politizaram a epidemia. Hidroxicloroquina pode. Não pode. Pode sim. Não pode não. Verdade, pode. Isolamento, fique em casa, máscara só para o pessoal da saúde, máscara para todos, alcool em gel, Hospitais de campanha superfaturados, respiradores que não funcionam, supernotificação de óbitos por COVID, subnotificação de infectados, assassinato de 22 pacientes em Manaus, policia batendo e prendendo na BA, PA e CE. Geladeiras cheias e empregos vazios. Manipulações e noticias distorcidas. Banzé na ciência.
Desde o início sabemos que à questão política… gostaria de dá minha opinião, para que o excelentíssimo senhor presidente da OAB colocasse à disposição das famílias, advogados para processar o estado por ter tirado o direito de seus queridos escolherem se queriam ou não fazer uso da hidroscloroquina!!! É um absurdo.