Justiça libera atos de caminhoneiros em nove Estados

Greve da categoria, convocada no dia 1º, não teve grande adesão durante o feriado prolongado
-Publicidade-
Caminhoneiros autônomos convocaram greve, mas adesão é baixa até o momento
Caminhoneiros autônomos convocaram greve, mas adesão é baixa até o momento | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

A desembargadora federal Ângela Catão, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), atendeu a um recurso apresentado pela Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores (Abrava) e suspendeu na noite de terça-feira 2 o efeito das liminares que proibiam atos dos caminhoneiros autônomos em rodovias de nove Estados.

A decisão da magistrada não trata do mérito, mas conclui que o caso deve ser analisado pela Justiça do Trabalho. Até lá, segundo a desembargadora, os caminhoneiros podem ocupar as rodovias. O movimento grevista dos caminhoneiros autônomos vem convocando paralisações desde segunda-feira 1º, mas a adesão foi baixa.

-Publicidade-

Com isso, pelo menos neste momento, estão liberadas manifestações em trechos de estradas localizadas em Minas Gerais, Goiás, Pará, Tocantins, Bahia, Amazonas, Piauí, Roraima e Maranhão. Os líderes de entidades que aderiram à greve afirmam que vão tentar obter novas decisões favoráveis na Justiça para organizar atos em outros Estados.

“Os caminhoneiros estavam com medo de fazer manifestações por causa da liminar que estabelecia multas de até R$ 10 mil para o grevista que desobedecer”, disse Wallace Landim, o Chorão, presidente da Abrava, relata o UOL.

Segundo informações do Ministério da Infraestrutura, a greve segue com baixa adesão no país. Até o momento, de acordo com a pasta, há pouquíssimos registros de bloqueios em estradas.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.