Banco Central reduz projeção do PIB em 2022 para 1%

Já para 2021, a instituição também diminuiu a expectativa de expansão econômica do país: de 4,7% para 4,4%
-Publicidade-
Projeções de crescimento da economia brasileira foram reduzidas pelo Banco Central
Projeções de crescimento da economia brasileira foram reduzidas pelo Banco Central | Foto: Reprodução/Flickr

O Banco Central (BC) anunciou nesta quinta-feira, 16, uma nova estimativa para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2022. Segundo o relatório divulgado pela instituição, a projeção para o crescimento da economia no ano que vem foi reduzida de 2,1% para 1%.

Já para 2021, o BC também diminuiu a expectativa de expansão econômica do país — de 4,7% para 4,4%.

O Ministério da Economia, por sua vez, projeta uma alta de 5,1% do PIB para este ano e de 2,1% para 2022. O mercado financeiro, de acordo com a última edição do Boletim Focus, do BC, estima que o Brasil crescerá 4,65% neste ano e 0,5% no ano que vem.

-Publicidade-

“Corroborando a evolução menos favorável da atividade, os indicadores de confiança de empresários e consumidores, particularmente relevantes para entender a atividade ao longo do trimestre corrente, recuaram nos últimos meses”, informou o BC.

“Dessa forma, o resultado abaixo do esperado no terceiro trimestre e a piora nos prognósticos para o quarto reduzem a projeção de crescimento para 2021 e o carregamento estatístico para 2022”, explicou a instituição.

Queda na atividade econômica

Ontem, como noticiado por Oeste, dados do BC mostraram que o nível de atividade econômica do país começou o quarto trimestre deste ano em queda. Considerado uma prévia do PIB, o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) registrou uma retração de 0,4% em outubro, na comparação com o mês anterior. Foi o quarto mês consecutivo de recuo no indicador.

No terceiro trimestre de 2021, a economia brasileira teve queda de 0,1%, entrando tecnicamente em recessão (dois trimestres seguidos de baixa).

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.