publicidade
Economia

Haddad se encontra com papa Francisco para falar sobre taxação de grandes fortunas

Ministro da Fazenda defende a tributação como uma das ‘prioridades’ do governo Lula para ‘financiar políticas públicas’ do país

desoneração da folha
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defende a taxação de grandes fortunas como uma 'prioridade' do governo | Foto: | Foto: Ton Molina/Estadão Conteúdo

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, vai se encontrar com o papa Francisco na próxima semana para discutir, entre outros tópicos, a taxação de grandes fortunas no Brasil. Deve viajar para visita oficial ao Vaticano e a Roma, na Itália, nos dias 4 e 5 de junho.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

Haddad deve destacar a taxação de grandes fortunas como uma das “prioridades” da agenda financeira do G20, que é presidido pelo Brasil. Em abril deste ano, em encontro da cúpula, o ministro defendeu a ideia de que o imposto vai ajudar no Orçamento do país para financiar “políticas públicas contra a fome e a pobreza”.

A taxação de grandes fortunas é uma pauta defendida pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desde o início do mandato, em 2022. Alegam que o imposto visa a garantir “uma distribuição justa da riqueza” no país. 

+ A nova aposta de Lula: tributar os ‘super-ricos’

“As conversas sobre tributação estão explorando formas inovadoras para fazer com que os super-ricos paguem sua justa cota de impostos”, disse Haddad, em abril deste ano. “Contribuindo assim para um espaço adicional para implementação de políticas públicas contra a fome e a pobreza.”

Haddad deve buscar um apoio em audiência com o papa Francisco para a taxação de grandes fortunas. O líder religioso é conhecido por seu engajamento em questões de justiça social e responsabilidade econômica.

Debates além da taxação de grandes fortunas

Além da taxação de grandes fortunas, a audiência entre Haddad e o papa Francisco também deve servir para o debate sobre a presidência brasileira do G20, a crise da dívida nos países do Sul Global e a urgência da crise climática — sobretudo em relação à recente tragédia no Rio Grande do Sul.

O ministro da Fazenda também vai participar da conferência internacional “Addressing the Debt Crisis in the Global South”, uma iniciativa conjunta da Universidade Columbia e da Pontifícia Academia das Ciências Sociais. O encontro reunirá líderes globais e especialistas para discutir estratégias de mitigação e resolução da dívida do Sul Global.

Haddad também deve se encontrar com o ministro da Economia da Espanha, Carlos Cuerpo, para propor um estreitamento de laços econômicos com o país por meio de áreas de interesse mútuo.

Leia mais sobre:

10 comentários
  1. carlos roberto de moura
    carlos roberto de moura

    O PT continua preso há algumas décadas. Antigamente quando alguém reclamava bobamente de alguma coisa a resposta comum era: ‘vá se queixar ao bispo’!

  2. Andre mendonça
    Andre mendonça

    Dois ignorantes em economia, encontro patético. Se merecem.

  3. Celso Ricardo Kfouri Caetano
    Celso Ricardo Kfouri Caetano

    Com o Papa, Haddad não terá problemas, mesmo explicando sua intenção de angariar mais impostos para a benesses das castas brasileiras, receberá a mensagem tradicional do Papa: Oremos meus Irmãos pois Deus proverá. Encontro inutíl e sem finalidade.

  4. Mario Hugo Ladeira Filho
    Mario Hugo Ladeira Filho

    E falar sobre dinheiro no Banco do Vaticano.
    Negócios.

  5. Jorge Augusto Santos
    Jorge Augusto Santos

    Não sei o que o papa papagaio vai fazer e como o hadanada explicou pro papagaio uma coisa que ele não sabe

  6. Hermes
    Hermes

    Ridícula ingenuidade para não dizer outra coisa. O que é que um chefe de igreja tem a ver com impostos??????? Santa ignóris! Total falta de saber o que fazer, ainda mais ele, que também deve ser ateu. E os evangélicos, os espíritas como ficarão com a definição dada pelo que está papa? É muito ridículo.

  7. Marisa Milen
    Marisa Milen

    Puxa!! Qtas conferencias!!!! Mas logo de início precisamos perguntar se o Papa Francisco vai ser taxado também…….além das altas autoridades em que irá discursar, seria preciso já ir com o DARF e verificar em quantos meses deverá ser efetuado o parcelamento estas grandes fortunas. Vamos aguardar o tesouro nacional nos informar quanto ele arrecadou destas grandes fortunas.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.