Venda de carros usados bate recorde em 2021

Crescimento da comercialização de seminovos chegou a quase 18%
-Publicidade-
Reprodução/Flickr
Reprodução/Flickr

As vendas de carros usados e seminovos aumentaram quase 18% em 2021. O crescimento marcou um recorde histórico para o setor, levando em consideração que, anualmente, a média de comercialização fica entre 3% e 4%.

No ano passado, foram vendidos 15 milhões de unidades usadas, 3 milhões a mais do que foi registrado em 2020, de acordo com informações Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto).

Um dos motivos que impulsionaram a alta foi a falta massiva de chips utilizados em carros novos. A carência do material impediu a elaboração de cerca de 300 mil novas unidades em 2021. Além disso, segundo informou a Fenauto, donos de automóveis novos decidiram vender os bens para pagar dívidas. Mas, para evitar usar o transporte público durante a pandemia, os consumidores usaram uma parte da venda para comprar carros usados.

-Publicidade-

Com a valorização dos usados, o IPVA deve subir em torno de 20% neste ano — os Estados costumam oferecer um bom desconto para evitar inadimplência.

Além dos carros usados, a Fenauto também registrou crescimento na comercialização de outros veículos seminovos, como motos, caminhões e ônibus. No que diz respeito à venda de motos, foi registrado crescimento de quase 17% no ano passado em relação ao ano de 2020.

Com informações do jornal O Globo 

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.