Bolsonaro ironiza fiasco em prévias do PSDB: ‘É o voto eletrônico’

Problemas no aplicativo de votação impediram a conclusão do primeiro turno das prévias tucanas no domingo 21
-Publicidade-
Jair Bolsonaro ironizou o fracasso das prévias do PSDB
Jair Bolsonaro ironizou o fracasso das prévias do PSDB | Foto: Reprodução/YouTube

O fracasso das prévias do PSDB, que não puderam ser concluídas no domingo 21 por causa de problemas no aplicativo utilizado para a votação, foi alvo de chacota por parte do presidente Jair Bolsonaro.

Na manhã desta segunda-feira, 22, ao deixar o Palácio da Alvorada, Bolsonaro ironizou o fiasco tucano e aproveitou para criticar mais uma vez o sistema eletrônico de votação.

“Eu não vou falar disso porque não tenho nada a ver com o outro partido. Mas deu uma confusão em São Paulo ontem. É o tal do voto eletrônico”, brincou Bolsonaro, em conversa com apoiadores.

-Publicidade-

Apesar da ironia, o presidente da República mudou o tom em relação ao pleito de 2022. Segundo ele, com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de incluir as Forças Armadas na fiscalização do processo eleitoral, é “quase impossível” haver fraude no pleito do ano que vem.

“O ministro Luís Roberto Barroso emitiu uma portaria e convidou umas dez instituições. Entre elas, uma tal de Forças Armadas, para participar do sistema das eleições do ano que vem”, disse Bolsonaro. “Então, nós vamos participar da primeira fase, lá do código-fonte, até a sala secreta. Não vai ter problema. O ideal é o voto no papel, mas agora fica quase impossível uma fraude.”

Prévias do PSDB

O primeiro turno das prévias tucanas não foi finalizado ontem por causa de problemas técnicos no aplicativo utilizado para a votação. A Executiva Nacional do PSDB deve se reunir na tarde desta segunda-feira, 22, para definir a nova data da disputa interna.

Segundo o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), ex-presidente da legenda, a legitimidade das prévias tucanas estará em risco caso a instabilidade do aplicativo não seja corrigida.

“O aplicativo está dando problema e as pessoas não estão querendo votar. Estou constantemente recebendo notícias nesse sentido, essa é uma preocupação”, afirmou Tasso.

Apesar dos problemas causados pela ferramenta e das trocas de farpas entre os candidatos, Tasso considerou a disputa positiva para a legenda porque “acendeu a militância”.

Até as 17 horas, apenas 10% dos inscritos para votar nas prévias do PSDB tinham conseguido registrar seus votos. O presidente estadual do partido em São Paulo, Marco Vinholi, informou que o app ficou fora do ar por quatro horas e 30 minutos.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

31 comentários Ver comentários

  1. Se o problema da credibilidade da urna eletronica é o papel impresso, é fácil acessem o BU na Internet e imprimam, comprem impressoras kkkkkkkkkkkk

  2. Dentro das FFAA hoje temos uma porrada de melancias. Assim que sobrar dinheiro prá se fazer o voto auditável e impresso, que juntemos prá trocar as fardas dos caras.
    Péssima realidade espelhada na vestimenta dos verde-olivas.

  3. O PSDB precisa corrigir as falhas no aplicativo, é claro. Mas, ao realizar a votação e a apuração dos votos, é bom ter as Forças Armadas, com a permissão do seu presidente, para fiscalizar o processo.

  4. Entendi que não foi só o voto eletrônico! Mas também houve denúncia (de um Deputado) de compra de voto. De qualquer modo é um Par_tido que não merece confiança, pois nunca conseguiu ser moralmente capaz de falar a verdade e olhar o povo com respeito e trabalho. Basta ver o (des)governador atual e o Senador do grupo dos 7 na CPI da vergonha nacional. À hipocrisia aliada com a falsidade deixam marcas indeléveis.

  5. Melhor mesmo é que os TIs do Ministério da Defesa e o da Ciência e Tecnologia, juntamente com TIs independentes e experientes em urnas eletrônicas, desenvolvessem o software e todos os meios atuais digitais para AUDITAR o voto eletrônico. Aos notáveis juristas que dirigem esse monstrengo TSE, caberia somente HOMOLOGAR o resultado e analisar eventuais recursos judiciais, com MODERAÇÃO.
    É importante, para transmitir a população que o resultado é seguro, evitando graves conflitos que naturalmente sobrariam para as Forças Armadas solucionar.

      1. Pagaram uma empresa por 1 milhão para criar do zero um aplicativo próprio, existindo aplicativos prontos no mercado. Conclusão: processo seletivo falho, dinheiro pelo ralo. É apenas um aperitivo do que vai acontecer se esse partido vencer a presidência.

      2. Perda de tempo discutir com esquerdopatas mentecaptos, eles são suicidas, treinados pra morrer lutando.

    1. Se mata, esquerdopata, porque vai ter que aguentar o bozo ate 2026, dê um tiro na cabeça, tome veneno, coma umas pedrinhas de chumbinho ou va pra Cuba kkkk

  6. Cadê o diplomata estadista ex presidente FHC, anda sumido ou esta com vergonha de ter ressuscitado para atacar o governo Bolsonaro e destruir o pais?

  7. “…de incluir as Forças Armadas na fiscalização do processo eleitoral, é “quase impossível” haver fraude no pleito do ano que vem.”
    Alguém avise o Bolsonaro, que tanto confia nesse pessoal, que abra os seus olhos, bem abertos. Essa turma aí é capaz de roubar até as fardas dos milicos sem eles darem conta do ocorrido.

    1. Verdade, está cheio de petebas dentro das FAAS, o PR se esquece que tem gente ali que foi doutrinada e aprendeu a bater continência para esta trupe de canalhas por décadas.

  8. Geraldo Alckmin, Tasso Jereissati, Agripino Dória e outros velhacos que ainda acham que o povo é idiota tinham que serem expulsos da política com a decisão dos eleitores de não lhe conferirem os votos.
    2022 tem que haver uma mudança, começando com a não reeleição de ptistas.

    1. Verdade, e depois que ele afirmou “ter sido uma honra” o fato de ter sido convidado pelo cachaceiro ninefinger petralha pra ser seu vice, dai caiu o telhado de vidro mesmo do Picolé de Xuxu, um tucano de alta plumagem.

  9. Exatamente. Reconhecerão finalmente a que se reduziram. Tudo é pago por aqui mesmo, principalmente quando criminosamente combinamos o troca-troca.

  10. Não tem preço ver a “tucanalha depenada” afundando no seu próprio e fétido pântano juntamente com seus irmãos siameses os “petralhas corruptos”.
    Em 2022 serão extintos da vida pública.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.