O Partido dos Trabalhadores (PT) indicou sete dos dez ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Exceto Kassio Nunes Marques, Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, que foram escolhidos respectivamente por Jair Bolsonaro e pelos ex-presidentes Michel Temer e Fernando Henrique Cardoso, todos os outros magistrados são heranças da era petista. Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Dias Toffoli foram indicados por Lula. Luiz Fux, Rosa Weber, Luís Roberto Barroso e Luiz Edson Fachin por Dilma Rousseff.
Não é apenas na Suprema Corte que o domínio petista prevalece. No Superior Tribunal de Justiça (STJ), responsável por uniformizar a interpretação das leis em todo o país, 26 dos 31 juízes foram indicados pelo PT, sendo 11 por Lula e 15 por Dilma. O tucano Fernando Henrique escolheu outros cinco nomes, e duas cadeiras estão vagas desde as aposentadorias dos ministros Napoleão Nunes Maia Filho e Nefi Cordeiro. Caberá a Bolsonaro escolher os substitutos.
Aqui, a lista completa dos indicados ao STF e ao STJ.
Relacionadas
A sabatina de Mendonça
A aposentadoria do ex-ministro Marco Aurélio Mello também deixou uma vaga aberta na Suprema Corte. Para ocupar o espaço, Bolsonaro indicou em 12 de julho deste ano o ex-ministro da Justiça André Mendonça, que também atuou como advogado-geral da União. Mais de 100 dias depois, sua sabatina no Senado jamais foi marcada.
Conforme noticiou Oeste, 16 dos 27 membros da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Casa querem que o presidente da CCJ, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), defina uma data para a sabatina de Mendonça. No entanto, o parlamentar afirma que o postulante ao STF será avaliado apenas quando houver “amadurecimento político”.
Relacionadas
Segue o baile
Os senadores chegaram a pedir que Lewandowski cobrasse de Alcolumbre o agendamento da sabatina, mas o pedido foi negado. “A jurisprudência desta Suprema Corte, em observância ao princípio constitucional da separação dos Poderes, é firme no sentido de que as decisões do Congresso Nacional levadas a efeito com fundamento em normas regimentais possuem natureza interna corporis, sendo, portanto, infensas à revisão judicial”, escreveu o magistrado.
Em 15 de outubro, a ministra Rosa Weber encaminhou à Procuradoria-Geral da União (PGR) um pedido de investigação sobre Alcolumbre. A decisão foi tomada depois de um advogado ter acionado o Supremo para solicitar a apuração da conduta do presidente da CCJ em relação à sabatina de Mendonça.
Apenas quatro dias depois, o deputado federal Ubiratan Sanderson (PSL-RS) protocolou uma representação na PGR contra o senador amapaense por possível prática do crime de prevaricação em virtude da demora para marcar a sabatina.
Não há previsão para que Mendonça seja avaliado pelos senadores.
E claro que a qualidade desses ‘membros’ escolhidos é a pior possível, tudo farinha do mesmo saco 😒
Aviso aos navegantes desavisados: Se estão com alguma esperança de alguma remotíssima mudança nesse tribunal, tirem o cavalinho da chuva. Essa mudança, se houver, se fará no transcurso de prazo de uma vida de qualquer um que por acaso vier a ler esse comentário. Resignai-vos!
Acho que é mais ou menos por aí mesmo!
Sou comerciária, dona de casa, mãe, esposa. Meu conhecimento é pouco sobre esse sistema judiciário contaminado. Decidir ser tia do zap para ajudar. No que puderem me ajudar com informações, agradeço. (86)99913-1787
Temos que mudar o quanto antes a maneira como se alça alguém à Suprema Corte, retirando todos que lá se encontram justamente por possuírem um mínimo de qualificação profissional, mas por, principalmente, atenderem ao Presidente em exercício; condição sine qua non para tanto membro do STF.
Nós chegamos ao cúmulo de possuirmos lá, no STF, apenas despreparados e desajustados militantes de suas próprias causas e que atende, também, as dos seus “queridinhos padrinhos”.
Isso é mais do que uma vergonha, demonstra o nível de subdesenvolvimento num segmento de própria gestão do Brasil!
Temos, como exemplo, um fato real que nos demonstram a absoluta falta de propósito na manutenção do sistema atual de alçamento de militantes à Suprema Corte:
– Barroso é um ativista declarado do homossexualismo, então ele fará de tudo, como de fato tem feito, para que se se adeque a Constituição aos seus interesses.
– Outros determinado Ministro, talvez Nunes Marques ou o futuro André Mendonça, poderá ser um fervoroso adepto de determinada seita/religião que tenha o homossexualismo como proibido por pecado; portanto, fará tudo para se antepor à Barroso, abrindo, no mínimo, uma contenda entre os dois.
Ora, mas esse não é o papel da Suprema Corte, mas sim do Legislativo!
Logo, mais evidente impossível, inclusive dado aos fatos e evidências, o STF deveria se ater ao seu papel institucional de preservar aquilo que o Constituinte, o Legislativo, deixou registrado na Constituição, tão somente.
Em não agindo assim, o que temos no STF, é sem qualquer exagero, é indevidamente um bando de militantes mal preparados, megalomaníacos, presunçosos e prepotentes, atuando totalitariamente, por vezes monocraticamente, legislando em causa própria, fazendo da Constituição uma verdadeira colcha de retalhos, mutável em razão da cabeça de seus membros de ocasião, e se constituindo no principal agente propulsor da vigente insegurança jurídica no País.
É vital a ação da sociedade de bem no sistema do judiciário, o mais breve possível!
A SERVIÇO DO PT!
E como que uma coisa (qualquer coisa) que foi formada por estes “partidos” poderia dar certo??? O Brasil, atualmente, é refém das escolhas e indicações de bandidos que estiveram no poder por três décadas. O correto seria excluir pt e psdb do rol de partidos nacionais, e aposentar forçadamente todas as indicações feitas por estes. Estabelecer regras claras para um novo concurso público e começar de novo. Respeitar o que está posto é insano, pois estas pessoas estão sentadas em cadeiras onde jamais deveriam se sentar, nem de brincadeira.
Poder Paralelo – 19/06/2019
Os riscos do poder paralelo são muitos. Eles nos ameaçam todos os dias. Acabam por levar nossas vidas sem que percebamos onde o condutor está. Ele existe e tem uma influência imensa em nossas vidas. Mas como podemos definir o “poder paralelo”. Ele se expressa de muitas formas.
https://gmconline.com.br/noticias/poder-paralelo-1
Infelizmente faz parte do jogo. Não teria problema, se a qualidade fosse boa. Evidente que está muito longe disso. O que vem dando mais problema não foi o partido que indicou, porém, atos de alguns outros são questionáveis. Ou, não…. Deveriam entrar por concurso, ou tempo de tribunal. Seria vetado pessoas de fora, principalmente àqueles que não conseguiram passar na prova de juiz….
Tem cura essas distorções na vida harmoniosa de uma elite que não coloca o interesse nacional acima da política vil?
Não há a quem recorrer.
A Nova Ditadura já está instalada e apenas aguarda a próxima eleição pelas urnas infraudáveis para dar posse definitiva do ditador.
E há algo mais que ainda não está muito bem digerido. A carreira de um oficial-general (das três Forças Armadas) na ativa é de 12 anos. As promoções são por escolha do Presidente da República dentro de uma lista organizada pelas Forças. Os dois mandatos de Lula mais um mandato e meio de Dilma, somam 14 anos, ou seja, no segundo mandato de Dilma, a maioria dos oficiais-generais da ativa haviam sido escolhidos por presidentes petistas. Temer e Bolsonaro somam 4 anos de mandato, ou seja, escolheram o terço inferior dos ativos na carreira. Essa contas são aproximadas. Se somarmos os dois mandatos de FHC, são 18 anos em que a esquerda escolheu quem seria promovido aos postos de oficiais-generais. Há quem diga que isso não tem tanta relevância, que as listas das Forças independem dos governos. O que eu digo é que eu torço muito para que isso seja verdade. O quê o general Santos Cruz, possível candidato à Presidência em 2022, teria a dizer sobre isso? Quem ele apoiará caso o segundo turno de 2022 venha a ser uma disputa entre Lula e Bolsonaro?
Correção: somando FHC são 22 anos, e não 18, …
Ministros com felpudos rabos presos nos arquivos do Zé ” Daniel ” Dirceu, que os achaca. Até as emas do DF sabem disso.
É inacreditável, estas duas figuras patéticas desgovernaram o país por 14 anos, e esse encantador de jumentos pretende voltar a presidência para acabar de afundar o país, é brincadeira…
É difícil até fazer um comentário.
A matéria só mostra o obvio, que nós sempre soubemos, e que se evidencia a cada manobra desses empoderados.
Só mesmo se quem pode decidir agir.
É mesmo um mi-la-gre que nossa presidência hoje não tenha sido ocupada pelos comunistas/socialistas, mas podemos ter certeza de que isso apenas não basta. A erva daninha que o PT plantou tem de ser retirada. Se o país de fato acordou para o rombo que os vermelhos fizeram, teremos 22, 26, 30 com presidentes de direita.
E vamos ficar por décadas assim ? Com protetores de bandidos dominando o poder judiciário ? Ah ! Vamos esperar que um Pacheco faça o que deve ser feito kkkkk para ser presidente do senado tem que ser bandido ou amigo de bandido. Precisamos de ordem, o problema é que até as forças armadas estão corrompidas. O negócio é fugir daqui se tiver condições
O narcotraficante e ladrão, Lula e sua comparsa indicaram o que há de pior nesse mundo. Os piores subversivos do Brasil. Tenho nojo dessa corja de rábulas dessa porcaria de stf.
Tá aí o resultado, todos indicados pela alma mais honesta desse planeta…
Não me sai da cabeça que todas essas crises são feitas de propósito, para culpar o atual governo…
E tem gente que acredita em democracia, justiça, etc…
Com certeza…
Por isso que está essa m. Toda!