Segunda-feira — 31 de maio
A semana iniciou com a notícia de que o Partido Comunista da China (PCC) inaugurou, na cidade do Rio de Janeiro, a primeira Escola Chinesa Internacional. A instituição foi criada com financiamento da ditadura e de empresários do país asiático.
No mesmo dia, o Bonus BioGroup desenvolveu um remédio que teve 100% eficácia na recuperação de casos graves da covid-19. De acordo com a empresa israelense, especializada em biotecnologia, o MesenCure foi testado em dez pacientes internados no Rambam Health Care Campus, em Haifa.
Terça-feira — 1º de junho
Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) do país registrou crescimento de 1,2% no primeiro trimestre de 2021, na comparação com os últimos três meses do ano passado. Em relação ao primeiro trimestre de 2020, o avanço foi de 1%.
Ainda na terça-feira, o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello foi nomeado para o cargo de secretário de Estudos Estratégicos da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.
Quarta-feira — 2 de junho
O governador do Amazonas (AM), Wilson Lima, foi alvo de operação da Polícia Federal. A operação ocorreu devido a irregularidades cometidas na construção do hospital de campanha Nilton Lins, na capital do Amazonas.
No mesmo dia, a oncologista Nise Yamaguchi recebeu o apoio do grupo Médicos pela Vida após ser constrangida durante depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19. A entidade divulgou uma carta de repúdio endereçada à CPI. No documento, salienta-se que Nise foi submetida a situação vexatória e foi interrompida várias vezes por parlamentares.
Quinta-feira — 3 de junho
Chefe do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos, Anthony Fauci teve mais de 3 mil e-mails divulgados pelo site Buzzfeed. Em fevereiro de 2020, nos primeiros meses da pandemia, o médico mais importante no combate à covid-19 naquele país reconheceu em mensagem que o uso de máscara não é tão eficiente para conter a doença.
No mesmo dia, noticiou-se que o ditador Nicolás Maduro pagou US$ 60 mil para o cantor dominicano Bonny Cepeda se apresentar em seu aniversário. O músico, que é ministro da Cultura em seu país, revelou o cachê durante entrevista concedida ao Alofoke Radio Show, gravado na República Dominicana.
Sexta-feira — 4 de junho
O presidente Jair Bolsonaro disse, durante participação no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, na Rússia, que o Brasil deve tornar-se o maior produtor de alimentos do mundo. “Continuamos a garantir a segurança alimentar de um sexto da população mundial”, afirmou o chefe do Executivo federal.
Ainda na sexta-feira, a bolsa de valores fechou com mais um recorde histórico, ultrapassando a barreira dos 130 mil pontos. Com alta de 0,40%, o Ibovespa fechou perto da máxima, com 130.125,78 pontos, na quinta sessão seguida renovando recordes. Com o resultado, a semana mais curta encerrou-se positiva — 3,64% de alta.
Sábado — 5 de junho
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Luiz Fux, determinou o restabelecimento dos efeitos do decreto do município de Franca (SP) que impôs lockdown na cidade. Em liminar, o magistrado suspendeu decisões do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) que haviam sustado a eficácia do decreto municipal. De acordo com o presidente do STF, as medidas têm fundamento e o prefeito atuou dentro de sua competência legal.
No mesmo dia, o gerente-geral de medicamentos e produtos biológicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Gustavo Mendes, explicou que a agência liberou a importação de um lote específico da Sputnik V para estudo, não o uso emergencial. “É uma vacina que ainda não respondeu a todas perguntas sobre segurança, qualidade e eficácia, mas com base nas condicionantes que foram propostas pela área técnica, é possível o uso controlado, acompanhado pela Anvisa”, explicou.
Leia também: “O sequestro da bandeira ambiental”, artigo de Ana Brambilla publicado na Edição 63 da Revista Oeste